terça-feira, junho 06, 2006

Trabalho

Se enquanto trabalho não crio uma obra de arte,
não tomo sol nem vejo a lua;
Se enquanto trabalho não invento religiões,
nem vejo os olhos da minha mãe;
Se enquanto trabalho não ando descalço em areias brancas,
nem ouço o barulho do mar;
Se enquanto trabalho não abraço a Vida com tesão e liberdade,
nem leio Henry Miller nem Joyce nem Neruda;
Se enquanto trabalho não mergulho em minha própria alma;
não vejo filmes, nem sinto perfume de flores,
nem crio sistemas complexos;
Se enquanto trabalho não escalo montanhas,
nem salto no escuro profundo, nem tomo vinho branco;
não medito, não canto, nem ouço Beethoven,
nem respiro o sagrado ar da gostosura...
Se enquanto trabalho não sonho,
nem pinto, nem componho,
nem danço, nem esculpo, nem desenho;
Se enquanto trabalho nem sequer me lembro
dos vinte poemas de amor e das canções desesperadas;
Se enquanto trabalho não parto melancias,
nem beijo os olhos do meu amor...
Se enquanto trabalho não faço nada disso,
então só me resta perguntar:

O que é que estou fazendo aqui?